Devocional #05 – Três condições e um Pré-requisito.

DEVOCIONAL BLOG (8)

“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a cruz e siga-me.”
Mateus 16:24

É possível perceber no versículo, que ser discípulo de Jesus é uma decisão pessoal, o Senhor fala a respeito de “querer segui-lo”, no sentido de que muitos seguem a Cristo, mas poucos atendem a Suas exigências para serem Seus discípulos. O Senhor nos revela três condições antes de segui-lo:

1- Negue-se a si mesmo;
2- Tome a sua Cruz;
3- Siga-me.

O homem que vive em torno de sua própria glória fracassa como discípulo, o orgulho é o pecado básico da raça humana, ele impede que glorifiquemos a Deus, preferindo colocar o nosso próprio eu no centro de toda atitude. Quando nos julgamos melhor, mais correto, mais justo, não conseguimos enxergar a gravidade de nosso mal. Quando decidimos negar a nós mesmos, em função do outro, nós abrimos mão da nossa autonomia, e colocamos a nossa mente em submissão ao Senhor. Os cristãos da Idade Média oravam diariamente dizendo “Senhor livra-me de mim mesmo” quão difícil é dizer “que Ele cresça e que eu diminua”, diariamente temos de colocar o nosso eu, em rendição ao Senhor.

Negar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor. É oferecer o outro lado da face, é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem. É ter a mesma humildade de Cristo, é andar em santidade como Ele andou e guardar os Seus mandamentos fazendo assim, a vontade do Pai.

Carregar a nossa cruz significa matar a nossa carne, morrermos para nós mesmos e vivermos buscando a vontade do Pai. Devemos tomar a nossa cruz voluntariamente e em nosso caminhar devemos nos esforçar para que possamos parecer cada vez mais com Jesus Cristo.Todos os passos tomados para matar o velho eu, e de viver a nova vida em Cristo Jesus são passos em direção ao nosso Calvário, isso não é algo imposto, é o que nós decidimos fazer por causa de nosso Salvador.

Seguir a Jesus não significa segui-lo apenas nos momentos de alegria e bonança, mas principalmente nas situações de aflições e de conflitos. Devemos nos alegrar até mesmo nas tribulações. Ser discípulo de Jesus exige que tomemos um novo rumo na vida, tal decisão precisa ser: espontânea e voluntária, sempre em direção a Cristo, com a renúncia do eu em relação ao outro, até a morte

“Quero ir onde Ele for e me enviar, quero fazer como Ele faria, viver, como Ele viveria, estar nos lugares onde Ele estaria”. Mario Persona.

Oração: Senhor desejo seguir a Ti, como teu discípulo, ensina-me e corrige-me em meus pecados, para que eu aprenda a negar a mim mesmo em relação ao outro e por amor ao outro e a Ti. Desejo carregar a minha cruz diariamente e seguir-te durante toda a minha vida. Oro em nome de Jesus, amém.

Por Regiane Souza

Book your tickets