Devocional #04 – Ouvindo e reconhecendo a Voz de DEUS.

DEVOCIONAL BLOG (7)

Salmos 29

Em meio a tantas vozes, apenas uma pode verdadeiramente ser ouvida e reconhecida por você.

No mundo pós-moderno, em meio a tanta tecnologia, as coisas acontecendo de uma forma muito rápida vejo que um dos grandes desafios atribuídos a cada um de nós, como cristãos, é de fato parar tudo o que estamos fazendo e apenas ouvir e de fato reconhecer de uma forma audível a voz de Deus.

Alguns tipos de vozes:

Voz do homem: “E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas” (Mt 16:13,14);

Voz de Deus: “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque tu não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus”(Mt 16:15-17);

Voz do diabo: “E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens” (Mt 16:22,23).

Note que, no mesmo texto, temos três exemplos de vozes distintas! Não basta serem palavras bonitas ou de linguagem religiosa para identificá-las como sendo de procedência divina!

Ao longo do tempo, Deus falou com o homem diversas vezes e de várias maneiras. Contudo, nem sempre Sua voz foi reconhecida! Samuel, por exemplo, ouviu a voz do Senhor, mas não a reconheceu, até que foi instruído por Eli (1Sm 3:1-10). Gideão teve uma revelação física de Deus e mesmo assim duvidou do que tinha ouvido, a ponto de pedir um sinal, não apenas uma vez, mas sim, três vezes (Jz 6:17-22; 36-40)!

Então, como reconhecer a voz de Deus?

• Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo (Hb 1:1,2).

Jesus disse que Suas ovelhas ouvem a Sua voz e O seguem (Jo 10:27). Comparando com uma ovelha (animal), notamos que ela conhece o seu pastor devido alguns motivos: os encontros diários com ele; o cuidado; a proteção; o carinho; e o alimento que dele recebe. Esta proximidade serve também para reconhecer possíveis aproveitadores que representem perigo e tentem uma aproximação!

Por meio da Palavra, podemos ouvir com clareza a voz de Deus, pois Jesus, verdadeiro Deus, é a Palavra! Gideão e Samuel, citados acima, não tinham a Bíblia completa como nós temos! Por meio das Escrituras, Deus fala conosco: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3:16-17). Podemos também ouvir a voz do Pai por meio do Espírito Santo de Deus, que nos orienta e jamais irá nos direcionar de forma oposta ao que foi revelado na Palavra (Tt 1:2).

Características da voz do Senhor:

• Traz paz ao coração (1Rs 19:12);
• Contraria a vontade do homem e revela a vontade do Pai (Jz 6:11-39);
• Tem poder e majestade (Sl 29:4);
• Produz um sentimento sobrenatural (Hb 4:12);
• Nunca contraria as Sagradas Escrituras (Nm 23:19).

Lembrando, que a voz do povo não é a voz de Deus, mas sim, uma voz carnal e corrompida pelo pecado. Essa mesma voz bradou em favor de Barrabás!

Que nós como cristãos, procuremos ter mais intimidade com o Senhor, Meditando em sua Palavra e investindo mais tempo em oração, pois quanto mais próximo estivermos perto de Cristo, mais audível será a voz do Pai!

Reconhecendo a voz que vem do Senhor, saberemos também identificar, tanto a voz dos homens, quanto a voz do inimigo!

Mas a voz de Deus é mais forte do que tudo que já pudemos ouvir…

Quem tem ouvidos, ouça a voz do Senhor! Ap. 2:7

Por João Alfredo

Book your tickets